Os condomínios residenciais modernos, sejam verticais ou horizontais, visam oferecer aos seus moradores conforto e praticidade, mas também devem se preocupar no uso racional de recursos, minimizando seus custos operacionais.
Desde o prédio mais minimalista e funcional até os de grande luxo, todos oferecem algum tipo de facilidade, desde uma lavanderia de uso comum até salões de festa e espaços gourmet. Estes espaços fazem parte das áreas comuns dos condomínios, que podem incluir ainda piscinas, brinquedotecas, espaços cedidos a terceiros, corredores, jardins e garagens.
O gerenciamento do uso destes espaços é fundamental para a segurança do condomínio e para a economia no uso de recursos como eletricidade (pela iluminação e pelos aparelhos de ar condicionado, entre outros) e mão de obra.
O uso de sistemas de automação para as áreas comuns permite que o construtor ou incorporador possa oferecer aos seus potenciais compradores mais opções de serviço e lazer sem comprometer o custo operacional (taxa condominial) do empreendimento, garantindo que recursos não serão desperdiçados e que os profissionais contratados para a operação do condomínio tenham sus tempos otimizados, não desperdiçando mão de obra em tarefas que podem ser automatizadas.
Um exemplo típico envolve a segurança do condomínio com câmeras e detectores de movimento ou invasão, que podem ser monitorados remotamente e de forma contínua, ao invés de terem funcionários dedicados 24 horas por dia a fazerem rondas por todo o empreendimento.
A automação também pode ser usada para otimizar o controle da iluminação, tendo a certeza que certas áreas somente serão iluminadas quando necessário, quando houver alguém presente e a luz natural não for suficiente.
Há muitas outras áreas onde a automação pode contribuir. Veja a seguir os benefícios e as aplicações específicas que podemos oferecer.