Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive

Segurança

Um sistema de automação residencial pode aumentar em muito o nível de segurança de uma residência, dando aos equipamentos funcionalidades adicionais e permitindo o uso integrado para várias funções (por exemplo, uma câmera pode ser usada para vigilância do perímetro, registro do controle de acesso e determinação da severidade de uma ocorrência).

É importante, ao se projetar um sistema de automação visando a segurança, que se faça um projeto com a preocupação em permitir melhorias e expansões futuras sem a perda do investimento feito.

Para isso, o proprietário deve buscar empresas com capacitação em engenharia e projetos e que conheçam as potencialidades do sistema como um todo ao invés de focar apenas na instalação dos equipamentos individualmente.

A BRDomótica tem essa preocupação e vê no correto uso da engenharia e gerenciamento de projetos uma forma eficaz de satisfazer as necessidades presentes e futuras do cliente.

Geral

O principal objetivo de um sistema de automação visando a Segurança é aumentar a confiabilidade dos equipamentos normalmente usados e dar ao morador mais informações em tempo real para que ele avalie a relevância do evento.

Este sistema deve cuidar da Segurança do Perímetro, da identificação de Arrombamento ou Invasão da Residência, da Segurança Patrimonial e das condições de Comunicar uma Emergência

Segurança do Perímetro

Quando se pensa em segurança do perímetro de uma residência não basta colocar cercas elétricas ou caco de vidro em cima do muro. Devemos pensar em todas as etapas: Prevenção, Contenção, Detecção e Alarme. Só assim, abordando o assunto de forma profissional, é que teremos um sistema eficiente.

A BRDomótica analisa estas etapas para cada caso, desenvolvendo um sistema personalizado para cada residência e perfil de morador. Assim, garantimos a qualidade e eficácia do sistema e conseguimos minimizar o investimento utilizando os mesmos equipamentos para várias funções.

Arrombamento/Invasão

É importante distinguir entre cuidar do perímetro da residência e verificar se houve invasão ou arrombamento à residência propriamente dita. Os equipamentos e ações são diferentes, e a determinação de uma invasão é uma camada a mais na segurança.

Aqui é importante verificar as portas e janelas e movimentos perto das entradas das residências.

A BRDomótica considera esta funcionalidade como a que deve ajudar ao máximo o morador, informando onde está acontecendo a invasão, avisando aos moradores e outras pessoas pré-determinadas e, dentro do possível, orientando os moradores a melhor atitude a ser tomada.

Segurança Patrimonial

Aqui a preocupação é com os bens materiais, mas sem esquecer os moradores.

A segurança patrimonial visa monitorar situações como a presença de fumaça, fogo ou gás que possa por em perigo a integridade da residência ou a saúde dos moradores.

Quando a BRDomótica inclui esta funcionalidade em um sistema de automação residencial, ela se preocupa em ir além, verificando com o proprietário do imóvel a inclusão das seguintes ações:

  • Aviso imediato e remoto ao proprietário através de seu celular
  • Acesso às imagens de câmeras (quando existentes) para comprovação do evento
  • Liberação de fechaduras da rota de fuga (quando instaladas) para facilitar a saída dos moradores e a entrada dos bombeiros ou policiais
  • Avisos sonoros aos moradores com instruções verbais pré-gravadas auxiliando nas ações de emergência necessárias.
  • Aviso automático ao corpo de bombeiro ou similar
  • Ações proativas como fechamento de válvulas de gás, registros centrais de água, abertura ou fechamento de sistemas de ventilação e acionamento de equipamentos de combate a incêndio (exigem equipamentos adicionais)
Botão de Emergência

O botão de emergência é pouco utilizado pois, de modo geral, ele apenas aciona o alarme de uma residência ou manda uma mensagem a alguém .

A BRDomótica entende que o botão de emergência pode ganhar novas funcionalidades , passando a ser uma parte importante de um sistema de automação residencial visando a segurança. Para tal, as seguintes funcionalidades podem ser acrescidas:

  • Uso de botão físico ou o próprio celular
  • Identificação de quem fez o acionamento e qual o tipo de emergência
  • Comunicação de voz e vídeo bi-direcional
  • Acionamento de equipamentos específicos, como fechaduras e iluminação

Uma expansão natural no uso dos botões de emergência é quando se objetiva monitorar pessoas idosas. Neste caso, o botão de emergência está de posse da pessoa, num pingente ou pulseira. Este equipamento terá a capacidade de detectar quedas ou mesmo a ausência de movimento por um determinado tempo, acionando automaticamente o sistema de chamada pré-programada.